Proinfo integrado
Curso:tecnologias em Educação 2011
Nome:Solange,Náuria,Helena Silva.
Unidade: 2
Atividade:2.2
formador(a):Jorge de Jesus
Hipertexto
Mudar a forma de aprender e ensinar com a grande variedade de mídias é um dos maiores desafios pelo qual passa a Educação. Um processo de comunicação autêntica e aberta entre todos os componentes da comunidade escolar está colaborando para tais mudanças. Um exemplo excelente desta transformação é a inserção gradual destas mídias. O uso e criação de hipertexto como conteúdo digital pode ser uma atividade interessante, viabilizando a interação com imagens e conteúdos variados, enriquecendo e diversificando a forma de encaminhar o processo ensino-aprendizagem.
Hipertexto é um bom recurso para trabalhar na construção do conhecimento com o uso de conteúdo digital, pois partindo de um tema pré-selecionado por professores e alunos passam a construir o conhecimento de forma interdisciplinar com a inserção de LINKs através de palavras citadas no corpo do texto.
Sabemos que a educação precisa ser repensada e que é preciso buscar formas alternativas para aumentar o entusiasmo do professor e o interesse do aluno na aula. Nesse caso o texto, tal como o cérebro humano, assume uma estrutura não hierárquica cuja característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear. O aluno constrói o conhecimento de forma lúdica, interessante, contextualizada e faz as devidas correlações com as outras áreas do conhecimento. Pode-se trabalhar em pequenos grupos ou mesmo individualmente, com o uso do computador. Uma atividade simples que para o ensino da História e de outras áreas do conhecimento funciona perfeitamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário